top of page

Aguazuis, Almada, Ubatuba/SP - 2004

AGUAZUIS está situada no bairro da Almada, a 36 quilômetros de Ubatuba, região norte (área com preocupação de preservação ambiental) como também a 36 quilômetros de Paraty, duas importantes cidades costeiras,  na confluência dos estados São Paulo e Rio de Janeiro. É uma pequena propriedade de 4 alqueires (ou 9 hectares), onde preservamos as plantações nativas como juçara, bananas, pupunhas, frutas diversas, hortas e algumas espécies de madeira como mogno e ipê. As construções todas são feitas com materiais limpos, que não agridem o meio ambiente.Estamos na área lindeira ao Parque Estadual da Serra do Mar, em plena Mata Atlântica, maior floresta longitudinal do Planeta (hoje com apenas 7%  de área preservada).

Nosso sítio está localizado no km 13 da Rodovia Rio-Santos, entre Ubatuba e Paraty, onde criamos um local de experimentos construtivos e paisagísticos, com várias intervenções já realizadas. A propriedade foi adquirida em 1974 e até hoje permanece como lugar sagrado, primando pela sustentabilidade. Atualmente acolhe nossa Associação Verdever e tem um programa de agendamento para várias oficinas ligadas à Arte e Cultura da Sustentabilidade. Também aceitamos hospedagem!

Nossa casa-sede é inteiramente construída com paredes estruturais de taipas de pilão, primeira iniciativa feita com módulos das dimensões dos madeirites (2,44x1,22m) como um jogo de dominó. Grande curiosidade é que, pronta a obra, não necessitava limpar, a terra não traz sujeiras no canteiro (como o cimento, que entope todos os ralos!) – é limpa e doce. Os tijolos, feitos com a mesma terra, e secados à sombra, são assentados com a mesma massa, dando um visual uniforme em todo o interior. Microclima agradável, quente no inverno, fresco no verão! Aqui treinamos jovens para aprender a técnica, em 2003 / 2004.

 

Em Ubatuba, temos reunido os pescadores no intuito de limpar as águas do mar e as praias, iniciando o trabalho na magnífica orla de Ubatuba, uma das regiões mais belas do país. O projeto Brasil Águas Limpas prevê o recolhimento de todo o lixo oceânico e seu reaproveitamento em Fábrica Eco Sustentável – desmaterializando e rematerializando toda esta matéria-prima, dando origem a novos equipamentos náuticos, arte e arquitetura. Nosso Veleiro ecológico Naga 42”, fundeado no Saco da Ribeira, está capacitado a monitorar a quantidade de lixo das águas – desenvolvendo projetos educacionais para as escolas (software) e novas instalações conscientizadoras nas praias (hardware).

Casa Sede

Hospedaria

Espaço Mãe Terra

bottom of page