top of page

Fazenda Arunachala

Itamonte/MG - 2013

A fazenda ARUNACHALA está localizada em Itamonte, Minas Gerais, em meio a três vales interligados e se constitui em grande propriedade, com 54 alqueires ou 132,2 hectares, que tem dado emprego aos moradores locais durante as últimas décadas, permitindo plantações para subsistência. Atualmente optamos por agricultura orgânica, com frutas vermelhas, hortas, mel, bambus, café. Temos muitas árvores de boas madeiras como jacarandá, cedro, candeias, araucárias e pinheiros diversos, e estamos plantando oliveiras e lavandas para produção de azeites, perfumes e óleos essenciais. A fazenda se localiza na área de amortecimento do MONA (Monumento à Natureza), área municipal criada recentemente, privilegiando os 3 A’s – Arte + Arquitetura = Ambiente Sustentáveis.

Na região, temos ainda os importantes parques Itatiaia (reserva federal) e o Papagaio (reserva estadual). Este Santuário é um braço de nossa Associação Verdever,  com terra fértil e produtiva com 1,5km de cachoeiras claras e límpidas. A reserva possui o registro de RPPN, com 25 ha de matas. No todo, um lugar sagrado e quase intocado, com preservação de espécies nativas e desenvolvimento de Artes e Arquitetura Sustentáveis. Aqui, a casa-sede foi construída em pedras e madeiras da região, vidros reusados e muita criatividade!

Este Santuário faz parte do projeto UNICOS – União Nacional Internacional de Cidades Organicamente Sustentáveis.

 

Casa Sede

Casa de Hóspedes

Em nosso EcoSantuário Arunachala, construímos esta casa de hóspedes para receber pessoas interessadas no tema Arte + Arquitetura + Ambiente Sustentável. Em um lugar paradisíaco, com águas e ar limpos, muita mata e vegetação, a residência é feita com estruturas de taipa de pilão e madeira, com comodidade para até 7 pessoas. Aguardamos visitas!

Visite Arunachala!

Hospede-se neste lugar paradisíaco e conheça nossos projetos pessoalmente. Agende sua visita através dos telefones abaixo.

bottom of page