top of page

ECO*TRAINER

O que é?

Trata-se de um projeto concentrado de uma usina móvel de eco-reaproveitamento de resíduos descartados pelas populações urbanas e rurais – resíduos que estão em todas as cidades e comunidades, poluindo rios e mares, e muitas vezes jogados a céu aberto (até mesmo em comunidades turísticas sofisticadas!).

 

Nossas unidades Eco*Trainers recebem e processam eco-criativamente esses múltiplos resíduos de forma sustentável – triturando-os e moldando-os para novas conformações (caibros, pisos, painéis...), aglutinando-os sempre com o poliuretano vegetal da mamona+catalisador. Torna-se assim um verdadeiro sistema modular expansível, permitindo ampliação de escala conforme as mais criativas demandas, gerando sólidas bases de uma BIOECONOMIA PRAGMÁTICA LOCAL GLOBAL AAA estabelecendo novíssimos ECO- CICLOS produtivos. ARTES (Individual) + ARQUITETURAS (Grupos), ambos gerando AMBIENTES SUSTENTÁVEIS (Coletividades).​​

Estrutura da usina móvel ECOTRAINER

Esquema projetual do ECO*TRAINER.

Diferenciais

Trata-se de um projeto concentrado de uma usina móvel de eco-reaproveitamento de resíduos descartados pelas populações urbanas e rurais – resíduos que estão em todas as cidades e comunidades, poluindo rios e mares, e muitas vezes jogados a céu aberto (até mesmo em comunidades turísticas sofisticadas!).

 

Nossas unidades Eco*Trainers recebem e processam eco-criativamente esses múltiplos resíduos de forma sustentável – triturando-os e moldando-os para novas conformações (caibros, pisos, painéis...), aglutinando-os sempre com o poliuretano vegetal da mamona + catalisador. Torna-se assim um verdadeiro sistema modular expansível, permitindo ampliação de escala conforme as mais criativas demandas, gerando sólidas bases de uma BIOECONOMIA PRAGMÁTICA LOCAL GLOBAL AAA estabelecendo novíssimos ECO- CICLOS produtivos. ARTES (Individual) + ARQUITETURAS (Grupos), ambos gerando AMBIENTES SUSTENTÁVEIS (Coletividades).

 

Com esse processo, organificam-se as casas, os bairros e o Ambiente, despoluindo todos tipos de áreas infectadas locais e os atuais contaminantes aterros globais, promovendo Limpeza, Saúde e Alimentação aos novos EcoBairros. Isso permite subverter a noção de resíduos como um fardo, transformando-os em Saúde, Criatividade, Lucro e Sustentabilidade – visto serem triturados e moldados com precisão, sendo prensados com ajuda do poliuretano vegetal, fechando um ciclo e criando novos princípios de Bio Economia Circular onde a “decadência” é transmutada em durabilidade e “descartes” em Eco Construções.

 

Assim, uma novíssima alquimia moderna se desenrola – a habitação de interesse social torna-se um manifesto tangível da nossa capacidade coletiva de enfrentar os graves desafios que nos confrontam, construindo um futuro onde a harmonia entre Humanidade e Natureza prevalecerá para Todos! Aqui e agora, os ORGÂNICOS deverão cada vez mais entrar, privilegiando as múltiplas capacidades dos BAMBUS / FIBRAS ORGÂNICAS, matéria-prima muitas vezes marginalizada, podendo se unir aos descartes em certas conformações para incorporar resistência em materiais estruturais como vigas e pilares. Fibras de bambus tratados (manejo indispensável aos cultivares) podem tornar mais robustas essas peças para resistir aos ventos da degradação, desafiando os dogmas da construção tradicional.

Banner ECOTRAINER

Histórico do projeto

A partir das principais leis por nós criadas - desde a PL 269/99 “Brasil Águas Limpas” (votada por maioria entre 130 propostas no Senado Federal), tornando prioridade as
nossas premissas “Máximo Reaproveitamento de Resíduos gerando Máximo de Empregos” na atual PNRS/RR - 12.305/10, estamos lutando pela transformação do status
quo em desenvolvimento no país.


Sequencialmente, ampliamos essas exigências, criando importante evolução “eco-técnica-científica” na ALESP

1269/07 – “Lixo Zero, Arquitetura Sustentável, Energia
Renovável”, que foi promovida internacionalmente nos Anais da RIO+20/ 2012 como “BioEconomia Pragmática Mundial”.


Em 2011 esse projeto ganhou importante Prêmio Mundial no Concurso “Sustainable Urban Housing”, fortalecendo a criação de uma nova Lei na Secretaria do Meio Ambiente -SP “Cidades Azuis e Verdes”. Nossa inovação local / global de instalação e multiplicação de EcoFábricas e Construções Sustentáveis foi devidamente patenteada no INPI- PI 0506024-9 - e sucessivamente registrada no CAU-SP como Cidades e Municípios Verdes Sustentáveis, gerando um amplo Projeto UNICOS – “União Nacional Internacional de Cidades
Organicamente Sustentáveis” em prol de maior saúde: HOMEM + MEIO AMBIENTE = AMBOS INTEIROS

Atualmente, estamos montando uma primeira unidade “Eco*Trainer“ numa StartUp mais abrangente, possibilitando reutilizar resíduos marítimos e urbanos no Guarujá, SP. A primeira produção será confeccionar caibros 5x5cm e painéis 80x80cm, que são muito usados em construção civil bem como em barcos de navegação, o que já despertou o interesse de compra desses produtos em todos os pescadores do Guarujá!

Tijolos ecológicos produzidos com resíduos reciclados.

Para a implantação de um Eco*Trainer (em container de 12x3 metros) em uma comunidade, teremos um investimento de aproximadamente R$ 350.000,00.

Maquinários e equipamentos

1.Resíduos entregues limpos / Porque lavar e resfriar

Todos os descartes deverão ser lavados e secos para dar entrada no EcoTrainer.

 

Obs: resíduos perigosos não serão admitidos, eles devem ser recolhidos pelos produtores, como diz a lei 12.305 - RR (Responsabilidade Reversa - captando devidos recursos de seus produtores).


2- Picadora

 

Toda matéria-prima que chega na Eco-Fábrica deverá ser picada para obter uma primeira desmaterialização. Os grãos serão estocados em bags. Uma picadora está na base de R$ 45.000,00.


3- Prensa hidráulica / Porque prensar


O uso da prensa hidráulica é fundamental para a produção de materiais tais como, blocos construtivos, caibros, pisos, bloquetes, etc. Estes serão os elementos a serem produzidos – assim, teremos que encomendar fôrmas de aço para a conformação e produção deles.


4. Fôrmas

 

Todas as fôrmas devem ser feitas em aço inoxidável para ter vida longa e aguentar diversas e contínuas prensagens!


5- Bags de estocagem / Porque estocar


Todos os materiais que saem da picadora deverão ser armazenados em sacos de aproximadamente 200kg

Interior da usina móvel ECOTRAINER

Modelo 3D dos maquinários e interior do ECO*TRAINER.

Deseja saber mais sobre o projeto? Fale conosco!

Encaminhe para nós uma mensagem através do formulário ou entre em contato diretamente conosco pelo Whatsapp.

Logotipo ECOTRAINER

Desenvolvedores:

Arquitetos Sérgio Prado e Márcia Macul

Capacitador:

Ricardo Dinalli

Contato

Contato:

+55 35 99949 8339 /+55 12 99744 9577 (WhatsApp)

Onde Estamos:

Aguazuis: Estrada da Almada, 623, Ubatuba/SP

 

Arunachala: Bairro Fazenda Velha, Itamonte/MG

COPYRIGHT - Curadores da Terra / Associação Verdever, 2024. Site desenvolvido por Pedro Cirilo Design Studio.

bottom of page