top of page

Arquiteturas e projetos executados

Ao longo destes quase 30 anos, realizamos projetos arquitetônicos utilizando materiais limpos, que não dilapidam o meio ambiente como a taipa de pilão (terra crua socada em moldes estanques de madeirit), bambus tratados e novos materiais residuais picados e prensados com poliol vegetal, técnica inovadora desenvolvida pela nossa equipe.

Construímos residências, templos, escolas e criamos esculturas em diversas regiões do Brasil. Realizamos também a capacitação das pessoas envolvidas, com o objetivo de multiplicar e tornar viva nossas técnicas. Conheça abaixo nossa galeria de projetos.

Projetos Conceituais e Ideais

Temos realizado diversos projetos Conceituais e Ideais, como os parques organificantes, casas verdura (projeto premiado), portais da sustentabilidade, museus, escolas e intervenções em edifícios existentes, como a Catedral do Rio, instalações no Rio Tietê e na Passagem Tom Jobim, Parque Augusta. Conheça mais sobre os projetos acessando a galeria abaixo.

Santuários Eco Sustentáveis

A Associação Verdever / Curadores da Terra é proprietária de duas áreas de preservação, onde são conceituados, desenvolvidos e experenciados os projetos, instalações, ao mesmo tempo em que abriga serviços como ecoturismo e hospedarias ecológicas. A primeira propriedade, a Fazenda Arunachala, está localizada no coração da Serra da Mantiqueira Mineira, região montanhosa de Mata Atlântica, rica em recursos hidrominerais e com grandes áreas para turismo ecológico, alpinismo e escaladas.

A outra propriedade, Aguazuis, está localizada em área lindeira à Serra do Mar, porção de natureza mais rica da costa brasileira, com a maior biodiversidade marinha submersa do país.

Riquezas incomparáveis, áreas preservadas em meio à maior concentração populacional do país –  São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Arquitetura sustentável Aguazuis
Arquitetura sustentável Arunachala

Aguazuis

Arunachala

A fazenda ARUNACHALA está localizada em Itamonte, Minas Gerais, em meio a três vales interligados e se constitui em grande propriedade, com 54 alqueires ou 132,2 hectares, que tem dado emprego aos moradores locais durante as últimas décadas, permitindo plantações para subsistência. Atualmente optamos por agricultura orgânica, com frutas vermelhas, hortas, mel, bambus, café. Temos muitas árvores de boas madeiras como jacarandá, cedro, candeias, araucárias e pinheiros diversos, e estamos plantando oliveiras e lavandas para produção de azeites, perfumes e óleos essenciais. A fazenda se localiza na área de amortecimento do MONA (Monumento à Natureza), área municipal criada recentemente, privilegiando os 3 A’s – Arte + Arquitetura = Ambiente Sustentáveis.

AGUAZUIS está situada no bairro da Almada, a 36 quilômetros de Ubatuba, região norte (área com preocupação de preservação ambiental) como também a 36 quilômetros de Paraty, duas importantes cidades costeiras,  na confluência dos estados São Paulo e Rio de Janeiro. É uma pequena propriedade de 4 alqueires (ou 9 hectares), onde preservamos as plantações nativas como juçara, bananas, pupunhas, frutas diversas, hortas e algumas espécies de madeira como mogno e ipê. As construções todas são feitas com materiais limpos, que não agridem o meio ambiente.
Estamos na área lindeira ao Parque Estadual da Serra do Mar, em plena Mata Atlântica, maior floresta longitudinal do Planeta (hoje com apenas 7%  de área preservada).

Conheça os projetos realizados pelos Curadores da Terra!

Diversas construções como residências, templos e escolas foram realizadas utilizando nossas técnicas.

bottom of page