Sobre nós
Desde sua fundação, em 1992, a Associação Verdever / Curadores da Terra, tem realizado inúmeras obras em Arte, Arquitetura e Ambientes Sustentáveis, que deram base à formulação de leis hoje já homologadas (clique aqui e conheça). Nossa meta tem sido criar, viabilizar e executar projetos de saneamento e preservação do meio ambiente, abordando temáticas técnicas, culturais e educacionais. Com metodologia holística e objetivos ecológicos!
Como atividade pioneira, propomos a implantação de novos Biomas e Cidades Verdes Sustentáveis, incorporando a criação sincrônica e sistêmica de:
-
EcoPontos recolhem os descartes
-
EcoFábricas Sustentáveis tratam e transformam todos os resíduos em elementos limpos para Arquitetura – materiais construtivos resistentes, duráveis e competitivos no mercado!
-
Criação de produtivas Casas Verdura, que alimentam os donos;
-
Bairros Verdes Sustentáveis utilizam os resíduos disponibilizados pelas EcoFábricas;
-
Empenas e Tetos Verdes para todas as construções;
-
Parques Organificantes – contemplação e fruição dos mais modernos temas ecológicos;
-
Portais da Sustentabilidade em pontos de acesso das cidades, com informações relevantes sobre temas afins à sustentabilidade.
E, finalmente, estamos criando os EcoSantuários Sustentáveis (onde se cultivam espécies, distribuindo-as nos bairros) em áreas próprias, dois já em desenvolvimento, nas cidades de Ubatuba/SP e Itamonte/MG.
Outra meta dos Curadores da Terra é a limpeza dos rios e oceanos. Através do nosso Veleiro Naga e do Yaba, educamos e capacitamos comunidades litorâneas (conheça o projeto Expedição Compromisso clicando aqui) e captamos os resíduos marinhos para reaproveitá-los em novos elementos náuticos e ao mesmo tempo, incentivamos a busca da melhor navegação em águas limpas!
Fundadores
Márcia Macul
Recebe a titulação de Arquiteta em 1977, pela Universidade Braz Cubas, Mestrado e Doutorado pela Universidade São Paulo, culminando em 2000. Desde a formação, desenvolve projetos em escritório autônomo, com foco em arquitetura sustentável, trabalhando com materiais limpos, usando a terra crua em paredes estruturais de taipa de pilão. Em 2004 se associa ao arquiteto Sérgio Prado e sua ONG Associação Verdever, com foco em trabalhos de Arquitetura Sustentável e Energia Renovável.
Sérgio Prado
Recebe o título de “Dottore in Architettura Cum Lode” pela Universidade de Veneza em 1969. Nessa mesma época recebe o “Premio Hors Concours“ do Concurso Internacional de edifício AIEA/UNIDO em Viena.
Desde 1970 vem buscando princípios efetivos para uma SINERGIA entre os 3 A's: ARTE + ARQUITETURA = AMBIENTES SUSTENTÁVEIS, através de diversos projetos, palestras e conferências no Brasil e no mundo.